Rating: 3.1/5 (196 votos)




Partilhe esta Página


Livre Arbítrio
Livre Arbítrio

O impasse que se vê no dia-a-dia é que os próprios cristãos não chegaram num consenso quanto a isso...
Existem cristãos que falam, agem e se comportam normalmente no seu dia-a-dia considerando que Deus interfere nas ações das pessoas, algumas vezes sendo até mesmo a favor delas. (interferindo assim no livre arbítrio) exemplos:

- Doutor, foi Deus quem colocou o senhor no meu caminho sabia ?
- Eu vou orar muito para que Deus tire essas ideias absurdas da sua cabeça.
- Nossa mas na hora do acidente, graças a Deus não tinha ninguém passando.

Em contra partida existem cristãos que quando se deparam com a pergunta do tipo: "Por que Deus não faz alguma coisa perante tantas atrocidades no mundo ?" Eles dizem acreditar que Deus não interfere na vida das pessoas, ele apenas párea sobre sua criação. Exemplos:

- Você tem que entender que Deus não queria que aquele assassino cometesse o homicídio, mas Deus não poderia interferir no livre arbítrio dele.
- Isso são atos do ser humano, você não pode querer que Deus controle todo mundo como se fossem robôs, não é assim que funciona, cada um tem o livre arbítrio para escolher se qr fazer o bem ou o mal.

Existem cristãos que mostram acreditar nas duas coisas, mas claro, apenas de acordo com a conveniência da situação... Pura Hipocrisia.

O Livre Arbítrio é uma Carta que muitos cristãos tiram da manga para "justificar" as injustiças, as mazelas e tudo de ruim que acontece no mundo, colocando a culpa única exclusivamente no homem, tirando Deus da jogada (mesmo ainda considerando-se que Deus está no controle de todas as coisas).
Não faz sentido algum um cristão usar tal "argumento" pq na crença cristã isso não existe.
Como funciona o livre arbítrio cristão ?
Supostamente você é "totalmente" livre podendo fazer o que você quiser, porém, você tem que adotar um manual de regras (bíblia) e se caso não seguires você sofrerá pelo Resto da eternidade, ou seja, em síntese você teria de aceitar o cristo (escolhido por Deus) como seu único e verdadeiro salvador, caso contrário terás como punição a tortura eterna. (Matheus 10:33, Marcos 16:16, João 14:6.)
Que Liberdade é essa ?

Cristão: "Calma não é bem assim, você tem que entender que Td na Vida tem Consequências..."

Consequência e castigo são coisas muito bem distintas.

O que é uma consequência ?
Consequência é algo que acontece naturalmente, não dependendo da vontade de alguém, logo não sendo algo imposto por vontade de terceiros. Simplesmente acontecendo naturalmente. Exemplo: Você come uma Maçã estragada e consequentemente vai passar mal.

O que é um castigo ?
Castigo é uma punição imposta pela vontade de alguém, é um efeito imposto por alguém sob uma ação sua. Exemplo: Você come a Maçã de alguém e como punição alguém te poem de castigo. 

Logo dizer algo como "Você é completamente livre, mas se não fizer o que Deus quer ele vai te punir", na verdade não há liberdade nenhuma nisso. No caso da crença cristã o caso fica ainda mais grave, por que ao mesmo tempo em que Deus é o juíz que julga e puni quando alguém não o agrada, Deus foi quem criou também nossos instintos e desejos e então fez as "regras" contrárias aos mesmos. Isso não lhe parece meio Sádico ?

Mas a maior contradição de todas está na onisciencia de Deus e o suposto livre arbítrio: Deus por saber de todas as coisas (onisciente), ele sabe todos os comportamentos e pensamentos antes mesmo que você os realize. Ele conhece toda a sua tragetória de vida antes mesmo de ter te o criado. Dessa forma estando tudo predestinado. Depois te julga e puni por ter feito o que já estava predestinado por ele, a você fazer.

 

Gabriel Laurentino